Um Catecismo Puritano, com Provas, de Charles H. Spurgeon

TENHO certeza que o uso de um bom catecismo por nossas famílias será uma grande proteção contra os erros doutrinários que cada dia aumenta. Por isso, formei este catecismo usando outros da Assembléia de Westminster, para ser usado em minha igreja. Se for usado em casa ou classes deve ser explicado e as palavras cuidadosamente decoradas, pois serão mais bem entendidas com o passar dos anos. Que o Senhor abençoe meus amigos e suas famílias eternamente é a oração do seu pastor. "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade," II Timóteo 2:15. 

- C.H.Spurgeon


 Nota Introdutória (conforme a edição inglesa) 

Esse Catecismo foi publicado na data aproximada de 14 de outubro de 1855, quando Charles Haddon Spurgeon contava com 21 anos de idade. Nessa data, Spurgeon pregou seu sermão publicado de nº46 a milhares de pessoas que se reuniam para ouvi-lo na Capela Batista de New Park Street. Quando o sermão foi lançado, ele continha um anúncio desse catecismo. O texto daquela manhã era: “Senhor, Tu tens sido nosso Refúgio, de geração em geração.” (Salmo 90: 1) 


Um CATECISMO Puritano, com Provas


 1. Pergunta. Qual é o objetivo principal do homem? 

Resposta. O objetivo principal do homem é glorificar a Deus I Coríntios 10:31. "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus." ), e ter comunhão com Ele para sempre Salmo 73:25-26. "A quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre." 


2. Pergunta. Que regra Deus nos deu para nos ensinar como podemos glorificá-lO?

Resposta. A Palavra de Deus, contida nas Escrituras do Velho e do Novo Testamento Efésios 2:20. "Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina." II Timóteo 3:16. "Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça. é a única regra que nos ensina como glorificar a Deus e ter comunhão com Ele I João 1:3. "O que vimos e ouvimos isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco, e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo." 


3. Pergunta. O que é que as Escrituras ensinam principalmente?

Resposta. As Escrituras ensinam principalmente o que o homem deve crer em relação a Deus, e o que Deus requer do homem II Timóteo 1:13. "Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e na caridade que há em Cristo Jesus." Eclesiastes 12:13. "De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo o homem." 


 4. Pergunta. Quem é Deus?

Resposta. Deus é: Um Espírito (João 4:24. "Deus é Espírito." ) Infinito (Jó 11:7. "Porventura alcançarás os caminhos de Deus ou chegarás à perfeição do Todo-poderoso?") Eterno (Salmo 90:2. "De eternidade a eternidade, tu és Deus." I Timóteo 1:17. "Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre.Amém.") Imutável (Tiago 1:17. "O Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.") Em seu ser (Êxodo 3:14. "E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.") Sabedoria, poder (Salmo 147:5. "Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito.") Santidade (Apocalipse 4:8. "Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-poderoso, que era, e que é, e que há de vir.") Justiça, bondade e verdade (Êxodo 34:6-7. "Jeová, o Senhor, Deus misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão, e o pecado; que ao culpado não tem por inocente.") 


5. Pergunta. Há mais do que um Deus?

Resposta. Há um só Deus (Deuteronômio 6:4. "Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.") Vivo e verdadeiro (Jeremias 10:10. "Mas o Senhor Deus é a verdade: ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno.") 


 6. Pergunta. Quantas pessoas há na Trindade?

Resposta. Há três pessoas: o Pai, o Filho, e o Espírito Santo. Os três são um Deus, iguais em essência, poder e glória (1. I João 5:7. "Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; estes três são um." Mateus 28:19. "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.") 


7. Pergunta. Quais são os decretos de Deus?

Resposta. Os decretos de Deus são Seu propósito eterno de acordo com o conselho de Sua própria vontade, pelo que por Sua própria glória Ele predestinou tudo o que haveria de acontecer (Efésios 1:11-12. "Havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; com o fim de sermos para o louvor da sua glória.") 


8. Pergunta. Como Deus executa Seus decretos?

Resposta. Deus executa Seus decretos nas obras da criação (Apocalipse 4:11. "Tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.") E providência (Daniel 4:35. "Segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra: não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes?") 


9. Pergunta. O que são as obras da criação?

Resposta. As obras da criação é Deus: Fazer tudo (Gênesis 1:1. "No princípio criou Deus os céus e a terra.") Do nada, pela palavra do Seu poder (Hebreus 11:3. "Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.") E tudo muito bem (Gênesis 1:31. "E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom.").


10. Pergunta. Como Deus criou o homem?

Resposta. Deus criou o homem, macho e fêmea, à Sua própria imagem (Gênesis 1:27. "E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.") Em conhecimento, justiça, e santidade (Colossenses 3:10. "E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou." Efésios 4:24. "E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.") Com domínio sobre as criaturas (Gênesis 1:28. "E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra."). 


11. Pergunta. Quais são as obras da providência de Deus?

Resposta. As obras de providência de Deus são: O modo santo (Salmo 145:17. "Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e santo em todas as suas obras."), Sábio (Isaías 28:29 " Até isto procede do Senhor dos exércitos; porque é maravilhoso em conselho e grande em obra.") E poderoso (Hebreus 1:3. "Sustentando todas as coisas, pela palavra do seu poder.") De preservar e governar todas as Suas criaturas e Suas ações (Salmo 103:19. "O seu reino domina sobre tudo." Mateus 10:29. "Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai.")


12. Pergunta. Que ato especial da providência Deus exerceu sobre o homem no estado em que foi criado?

Resposta. Quando Deus criou o homem, fez um pacto de vida com ele, tendo como: Condição uma obediência perfeita (Gálatas 3:12. "A lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá."); Proibindo-o de comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, sob a pena de morte (Gênesis 2:17. "Mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.") 


13. Pergunta. Nossos primeiros pais continuaram no estado em que foram criados?

Resposta. Nossos primeiros pais, recebendo a liberdade da própria vontade, caíram do estado em que foram criados, ao pecarem contra Deus (Eclesiastes 7:29. " Deus fez o homem reto, mas eles buscaram muitas invenções."), comendo o fruto proibido (Gênesis 3:6-8. "E vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus: e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia: e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.") 


14. Pergunta. O que é pecado?

Resposta. Pecado é qualquer falta de conformidade com a lei de Deus ou qualquer transgressão dessa lei (I João 3:4. "Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade.") 


15. Pergunta. Toda a raça humana caiu na primeira transgressão de Adão?

Resposta. O pacto foi feito com Adão, não só para si como para sua posteridade, e sendo que toda a humanidade originou-se e descendeu dele, pecou e caiu com ele nesta primeira transgressão (I Coríntios 15:22. "Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo." Romanos 5:12. "Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.") 


16. Pergunta. A queda levou a raça humana a que estado?

Resposta. A queda levou toda a raça humana a um estado de pecado e miséria (Romanos 5:18. "Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para a justificação.") 


17. Pergunta. Em que consiste a pecaminosidade do estado em que o homem caiu?

Resposta. A pecaminosidade do estado em que o homem caiu consiste: Na culpa do primeiro pecado de Adão (Romanos 5:19. "Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos." ) A falta de justiça-própria (Romanos 3:10. "Não há um justo, nenhum sequer." ), E a corrupção da natureza toda, que é chamado comumente de pecado original (Efésios 2:1. "E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados.") Juntamente com todas as transgressões que procedem dele (Mateus 15:19. "Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.") 


18. Pergunta. Qual é a miséria desse estado em que o homem caiu?

Resposta. Toda a raça humana, pela queda: Perdeu a comunhão com Deus (Gênesis 3:8 e 24. " Escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.") Está sob Sua ira e maldição (Efésios 2:3. "Éramos por natureza filhos da ira, como os outros também." Gálatas 3:10. "Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.") E assim sujeita a todas as misérias nesta vida, à própria morte e ao tormento do inferno para sempre (Romanos 6:23. "O salário do pecado é a morte." Mateus 25:41. "Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.") 


19. Pergunta. Deus deixou a raça humana perecer no estado de pecado e miséria?

Resposta. Deus tendo, de Seu prazer por toda a eternidade: Eleito alguns para a vida eterna (II Tessalonicenses 2:13. "Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade."), Fez um pacto de graça, para livrá-los do estado de pecado e miséria e trazê-los ao estado da salvação através do Redentor (Romanos 5:21. "Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.") 


20. Pergunta. Quem é o Redentor dos eleitos de Deus?

Resposta. O único Redentor dos eleitos de Deus é o Senhor Jesus Cristo (I Timóteo 2:5. "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.") que: Sendo o Filho eterno de Deus, se tornou homem (João 1:14. "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.") Sendo e continuando a ser Deus e Homem, com duas naturezas distintas e uma pessoa para sempre (Colossenses 2:9. "Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade.")


21. Pergunta. Como Cristo, sendo o Filho de Deus, se tornou homem?

Resposta. Cristo, o Filho de Deus, se tornou homem ao receber: Um corpo real (Hebreus 2:14. "E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas.") E alma racional (Mateus 26:38. "Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até à morte." Hebreus 4:15. "Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.") Sendo concebido pelo poder do Espírito Santo na virgem Maria, e nascendo dela (Lucas 1:31,35. "E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhes-ás o nome de Jesus. Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra.") Mas sem pecado (Hebreus 7:26. "Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus.")


22. Pergunta. Que ofícios Cristo executa como nosso Redentor?

Resposta. Cristo, como nosso Redentor, executa os ofícios de: Profeta (Atos 3:22. "Porque Moisés disse: O Senhor vosso Deus levantará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim: a ele ouvireis em tudo quanto vos disser.") Sacerdote (Hebreus 5:6. "Tu és Sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque." ) E rei (Salmo 2:6. "Eu porém ungi o meu Rei sobre o meu santo monte de Sião."); tanto em Seu estado de humilhação, como de exaltação.)


23. Pergunta. Como Cristo executa o ofício de profeta?

Resposta. Cristo executa o ofício de profeta, revelando: Em nós (João 1:18. "Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o fez conhecer.") Através de Sua Palavra (João 20:31. "Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que tenhais vida em seu nome.") E Espírito (João 14:26."Mas aquele consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.") a vontade de Deus para nossa salvação.


24. Pergunta. Como Cristo executa o ofício de sacerdote?

Resposta. Cristo executa o ofício de sacerdote ao: Se oferecer uma vez como sacrifício, a fim de satisfazer a justiça divina (Hebreus 9:28."Cristo, oferecendo-se uma vez, para tirar os pecados de muitos."), E nos reconciliar com Deus (Hebreus 2:17. "Pelo qual convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo."), E ao fazer intercessão contínua por nós (Hebreus 7:25. "Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.")


25. Pergunta. Como Cristo executa o ofício de rei?

Resposta. Cristo executa o ofício de rei ao: Sujeitar-nos para Si (Salmo 110:3. "O teu povo se apresentará voluntariamente no dia do teu poder.") Ao reinar e nos defender (Mateus 2:6. "Porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel." I Coríntios 15:25. "Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés.") E ao reter e vencer todos os Seus e nossos inimigos.


26. Pergunta. Em que consiste a humilhação de Cristo?

Resposta. A humilhação de Cristo consiste em: Ter nascido, em humilde condição (Lucas 2:7. "E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-se numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.") Sob a lei (Gálatas 4:4. "Deus enviou seu filho, nascido de mulher, nascido sob a lei."), Sofrendo as misérias desta vida (Isaías 53:3. "Era desprezado, e o mais indigno entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos.") A ira de Deus (Mateus 27:46. "E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?") A maldição da morte na cruz (Filipenses 2:8. "E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.") Ao ser sepultado, e por um tempo continuar sob o poder da morte (Mateus 12:40. "Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre na baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.") 


27. Pergunta. Em que consiste a exaltação de Cristo?

Resposta. A exaltação de Cristo consiste em: Sua ressurreição dos mortos ao terceiro dia (I Coríntios 15:4. "E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.") Em Sua ascensão ao céu e no fato de estar sentado à destra de Deus Pai (Marcos 16:19. "Ora o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.") E em Sua vinda para julgar o mundo no último dia (Atos 17:31. "Portanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos.") 


28. Pergunta. Como somos feitos participantes da redenção comprada por Cristo?

Resposta. Somos feitos participantes da redenção comprada por Cristo, através da aplicação eficaz disto a nós (João 1:12. "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no seu nome.") pelo Espírito Santo (Tito 3:5-6. "Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente Ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador.") 


29. Pergunta. Como o Espírito Santo aplica a redenção comprada por Cristo a nós?

Resposta. O Espírito Santo aplica a redenção comprada por Cristo a nós, por: Operar fé em nós (Efésios 2:8. "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.") E unindo-nos assim a Cristo em sua chamada eficaz (Efésios 3:17. "Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações.") 


30. Pergunta. O que é a chamada eficaz?

Resposta. A chamada eficaz é: A obra do Espírito de Deus (II Timóteo 1:9. "Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação.") Pela qual: Ele nos convence de nosso pecado e miséria (Atos 2:37. "E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões e irmãos?") Ilumina nossa mente no conhecimento de Cristo (Atos 26:18. "Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus.") Renova nossa vontade (Ezequiel 36:26. "E vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne, e vos darei um coração de carne.") Persuade-nos e capacita a abraçar Jesus Cristo oferecido gratuitamente a nós no Evangelho (João 6:44-45. "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não trouxer .....Todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.") 


31. Pergunta. Que benefícios tem nesta vida aqueles que são chamados eficazmente?

Resposta. Os que são chamados eficazmente tem nesta vida: A justificação (Romanos 8:30. "E aos que predestinou a estes também chamou: e aos que chamou a estes também justificou: e aos que justificou a estes também glorificou.") Adoção (Efésios 1:5. "E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo.") Santificação, e os vários outros benefícios, que ou os acompanham ou fluem delas (I Coríntios 1:30. "Mas vós sois dEle, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção.") 


32. Pergunta. O que é justificação?

Resposta. A justificação é o ato da livre graça de Deus em que: Ele perdoa todos os nossos pecados (Romanos 3:24. "Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus".) e nos aceita como justos em sua vista (II Coríntios 5:21. "Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus") Só pela justiça de Cristo imputada a nós (Romanos 5:19. "Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos") Que é recebido unicamente pela fé (Gálatas 2:16. "Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo". Filipenses 3:9. "E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé")


33. Pergunta. O que é adoção?

Resposta. A adoção é: O ato da livre graça de Deus (I João 3:1. "Vede quão grande amor nos tem concebido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus") Pela qual somos recebidos no número dos salvos, e temos o direito a todos os privilégios dos filhos de Deus (João 1:12. "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no seu nome". Romanos 8:17. "E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo”)


34. Pergunta. O que é santificação?

Resposta. A santificação é: A obra do Espírito de Deus (II Tessalonicenses 2:13. "Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade") Pela qual somos renovados no homem novo feito à imagem de Deus (Efésios 4:24. "E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade") E somos mais e mais capacitados a morrer para o pecado, e a viver para a justiça (Romanos 6:10. "Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado, mas, quanto a viver, vive para Deus")


35. Pergunta. Quais são os benefícios que acompanham ou fluem da justificação, adoção e santificação nesta vida?

Resposta. Os benefícios que acompanham ou fluem da justificação nesta vida (Romanos 5:1-2, 5. "Sendo justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus ......E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado") são: A certeza do amor de Deus, paz de consciência, gozo no Espírito Santo (Romanos 14:17. "Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo), Crescimento na graça de Deus, e perseverança até o fim (Provérbios 4:18."Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." I João 5:13. "Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna." I Pedro 1:5. "Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação.") 


36. Pergunta. Que benefícios os crentes recebem de Cristo quando morrem?

Resposta. O espírito dos crentes na morte: Se torna perfeito em santidade (Hebreus 12:23. "Aos espíritos dos justos aperfeiçoados") E passa imediatamente para a glória (Filipenses 1:23. "Tendo desejo de partir, e estar com Cristo". II Coríntios 5:8."Mas temos a confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor". Lucas 23:43. "Hoje estarás comigo no Paraíso"), E seu corpo, sendo ainda unido a Cristo (I Tessalonicenses 4:14. "Assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele"), Descansa no túmulo (Isaías 57:2. "Entrará em paz: descansarão nas suas camas os que houverem andando na sua retidão") Até a ressurreição (Jó 19:26. "E depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne verei a Deus") 


37. Pergunta. Que benefícios os crentes recebem de Cristo na ressurreição?

Resposta. Na ressurreição, os crentes sendo ressuscitados em glória (I Coríntios 15: 43. "Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória".), serão: Reconhecidos e declarados justificados no dia do juízo (Mateus 10:32. "Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus") E feitos perfeitamente abençoados tanto no espírito quanto no corpo desfrutando completamente a comunhão com Deus (I João 3:2. "Quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele: porque assim como é o veremos") Por toda a eternidade (I Tessalonicenses 4:17. "E assim estaremos sempre com o Senhor") 


38. Pergunta. O que acontecerá ao ímpio em sua morte?

Resposta. O espírito do ímpio será lançado nos tormentos do inferno na morte (Lucas 16:22-24. "E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no Hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.) e o corpo ficará no túmulo até a ressurreição e julgamento do grande dia (Salmo 49:14. "Como ovelhas são postos na sepultura; a morte se alimentará deles.")

 

39. Pergunta. O que acontecerá ao ímpio no dia do juízo?

Resposta. No dia do juízo o corpo do ímpio será: Ressuscitado do túmulo e sentenciado, juntamente com o espírito, aos tormentos inexprimíveis com o diabo e seus anjos para sempre (Daniel 12:2. "E muitos do que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno". João 5:28-29. "Todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação". II Tessalonicenses 1:9. "Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição". Mateus 25:41. "Apartai-vos de mim,malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos") 


40. Pergunta. O que Deus revelou ao homem como regra de obediência?

Resposta. A primeira regra que Deus revelou ao homem foi a lei moral (Deuteronômio 10:4. "Então escreveu nas tábuas, conforme à primeira escritura, os dez mandamentos, que o Senhor vos falara no dia da assembléia, no monte, do meio do fogo; e o Senhor mas deu a mim". Mateus 19:17. "Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos"), que deve ser obedecida e que está resumidamente compreendida nos dez mandamentos.


41. Pergunta. Em que se resume os dez mandamentos?

Resposta. Os dez mandamentos se resumem em amar ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu pensamento; e o teu próximo como a ti mesmo (Mateus 22:37-40. "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas") 


42. Pergunta. Qual é o primeiro mandamento?

Resposta. O primeiro mandamento é: Êxodo 20:3. "Não terás outros deuses diante de mim". 


43. Pergunta. O que se exige no primeiro mandamento?

Resposta. O primeiro mandamento exige: Que conheçamos (I Crônicas 28:9. "E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai") E reconheçamos Deus como nosso único Deus verdadeiro (Deuteronômio 26:17. "Hoje declaraste ao Senhor que ele te será por Deus, e que andarás nos seus caminhos, e guardarás os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e darás ouvidos à sua voz") E adorar e glorificá-lO assim (Mateus 4:10. "Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás") 


44. Pergunta. Qual é o segundo mandamento?

Resposta. O segundo mandamento é: Êxodo 20:4-6. "Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra". 


45. Pergunta. O que se exige no segundo mandamento?

Resposta. O segundo mandamento exige: Receber, observar (Deuteronômio 32:56. "Aplicai o vosso coração a todas as palavras que hoje testifico entre vós, para que as recomendeis a vossos filhos, para que tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei.” Mateus 28:20. "Ensinandoos a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado") e manter puros e completos toda a adoração religiosa e ordenanças como Deus mostrou em sua Palavra (Deuteronômio 12:32. "Tudo o que eu te ordeno, observarás para fazer; nada lhe acrescentarás nem diminuirás") 


46. Pergunta. O que é proibido no segundo mandamento?

Resposta. O segundo mandamento proíbe a adoração a Deus através de imagens (Deuteronômio 4:15-16. "Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que o Senhor, em Horebe, falou convosco do meio do fogo; para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher") ou qualquer outro modo que não está mostrado na Sua Palavra (Colossenses 2:18. "Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão")


47.Pergunta. Qual é o terceiro mandamento?

Resposta. O terceiro mandamento é; Êxodo 20:7. "Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão". 


48. Pergunta. O que se exige no terceiro mandamento?

Resposta. O terceiro mandamento exige o uso santo e reverente dos: Nomes (Salmo 29:2. "Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome") Títulos, atributos (Apocalipse 15:3-4. "Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos. Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome?") Ordenanças (Eclesiastes 5:1. "Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal") Palavra (Salmo 138:2. "Inclinar-me-ei para o teu santo templo, e louvarei o teu nome pela tua benignidade, e pela tua verdade; pois engrandece a tua palavra acima de todo o seu nome") E obras (Jó 36:24. "Lembra-te de engrandecer a sua obra, que os homens contemplam". Deuteronômio 28:58-59. "Se não tiveres cuidado de guardar todas as palavras desta lei, que estão escritas neste livro, para temeres este nome glorioso e temível, o Senhor teu Deus, então o Senhor fará espantosas as tuas pragas") de Deus. 


49. Pergunta. Qual é o quarto mandamento?

Resposta. O quarto mandamento é: Êxodo 20:8-11. "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas tendas."


50. Pergunta. O que se exige no quarto mandamento?

Resposta. O quarto mandamento exige que sejam reservados santos para Deus os tempos que Ele determinou em Sua Palavra, especialmente um dia completo dos sete, que deve ser um sábado santo a Ele (Levítico 19:30."Guardareis os meus sábados, e o meu santuário. Eu sou o Senhor". Deuteronômio 5:12. "Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o Senhor teu Deus") 


51. Pergunta. Como se deve santificar o sábado?

Resposta. O dia do Senhor deve ser santificado através de um descanso santo do dia inteiro, até mesmo de trabalhos e divertimentos mundanos que são certos nos outros dias (Levítico 23:3. "Seis dias trabalho se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação; nenhum trabalho fareis; sábado do Senhor é em todas as vossas habitações"), e passar o tempo inteiro em adoração pública ou particular a Deus (Salmo 92:1-2. "Bom é louvar ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; para de manhã anunciar a tua benignidade, e todas as noites a tua fidelidade"), exceto nas obras necessárias de caridade (Mateus 12:11-12. "Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará? Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por conseqüência, lícito fazer bem nos sábados") 


52. Pergunta. Qual é o quinto mandamento?

Resposta. O quinto mandamento é: Êxodo 20:12. "Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá".


53. Pergunta. O que se exige no quinto mandamento?

Resposta. O quinto mandamento exige preservar a honra e realizar as obrigações devidas aos pais e a cada um em vários lugares e relacionamentos a: Superiores (Efésios 5:21-22. "Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor") Inferiores (Efésios 6:1, 5. "Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne") Ou iguais (Romanos 13:1 "Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores") 


54. Pergunta. Que razão vem anexada ao quinto mandamento?

Resposta. A razão anexada ao quinto mandamento é uma promessa de longa vida e prosperidade aqueles que guardam este mandamento de Deus e O servem para Sua glória e seu próprio bem (Efésios 6:2-3. "Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra") 


55. Pergunta. Qual é o sexto mandamento?

Resposta. O sexto mandamento é: Êxodo 20:13. "Não matarás". 


56. Pergunta. O que o sexto mandamento proíbe?

Resposta. O sexto mandamento proíbe: Tirar a própria vida (Atos 16:28. "Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos") Ou a do próximo sem razão (Gênesis 9:6. "Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado") Ou tudo o que inclina-se a isso (Provérbios 24:11-12. "Se tu deixares de livrar os que estão sendo levados para a morte, e aos que estão sendo levados para a matança; se disseres: porventura não o considerará aquele que pondera os corações")


57. Pergunta. Qual é o sétimo mandamento?

Resposta. O sétimo mandamento é: Êxodo 20:14. "Não adulterarás". 


58. Pergunta. O que o sétimo mandamento proíbe?

Resposta. O sétimo mandamento proíbe: Todos os pensamentos (Mateus 5:28. "Qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela". Colossenses 4:6. "A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um") Palavras (Efésios 5:4. "Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convém; mas antes, ações de graças". II Timóteo 2:22. "Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor") E ações (Efésios 5:3. "Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos") que são impuros. 


59. Pergunta. Qual é o oitavo mandamento?

Resposta. O oitavo mandamento é: Êxodo 20:15. "Não furtarás". 


60. Pergunta. O que o oitavo mandamento proíbe?

Resposta. O oitavo mandamento proíbe: Tudo que prejudica a riqueza, prosperidade ou bem-estar de nós mesmos (I Timóteo 5:8. "Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel". Provérbios 28:19. "O que lavrar a sua terra virá a fartar-se de pão, mas o que segue a ociosos se fartará de pobreza". Provérbios 21:6. "Trabalhar com língua falsa para ajuntar tesouros é vaidade que conduz aqueles que buscam a morte") Ou dos outros (Efésios 4:28. "Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade") injustamente. 


61. Pergunta. Qual é o nono mandamento?

Resposta. O nono mandamento é: Êxodo 20:16. "Não dirás falso testemunho contra o teu próximo".


62. Pergunta. O que o nono mandamento exige?

Resposta. O nono mandamento exige: Manter a verdade entre homem e homem (Zacarias 8:16. "Falai a verdade cada um com o seu próximo") E manter limpo nosso nome (I Pedro 3:16. "Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo” Atos 25:10. "Mas Paulo disse: Estou perante o tribunal de César, onde convém que seja julgado; não fiz agravo algum aos judeus") E o do próximo (III João 12. "Todos dão testemunho de Demétrio, até a mesma verdade; e também nós testemunhamos"), Especialmente perante um tribunal (Provérbios 14:5, 25. "A verdadeira testemunha não mentirá. A testemunha verdadeira livra as almas") 


63. Pergunta. Qual é o décimo mandamento?

Resposta. O décimo mandamento é: Êxodo 20:17. "Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a tua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo". 


64. Pergunta. O que o décimo mandamento proíbe?

Resposta. O décimo mandamento proíbe: O descontentamento com o que temos (I Coríntios 10:10. "E não murmureis, como alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor") Inveja ou cobiça com o que é do próximo (Gálatas 5:26 "Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos aos outros, invejando-nos uns aos outros") E todas as emoções e afeições desordenados em relação a qualquer coisa que pertença a ele (Colossenses 3:5. "Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria") 


65. Pergunta. Existe alguém capaz de cumprir perfeitamente os mandamentos de Deus?

Resposta. Nenhum mero homem, desde a queda, pode guardar perfeitamente os mandamentos de Deus nesta vida (Eclesiastes 7:20. "Na verdade que não há homem sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque") mas: Diariamente os quebra em pensamentos (Gênesis 8:21. "A imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice" ) Palavras (Tiago 3:8. "Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal") E ações (Tiago 3:2. "Todos tropeçamos em muitas coisas")


66. Pergunta. Todas as transgressões da lei são igualmente odiosas?

Resposta. Alguns pecados em si, e através de vários agravantes, são mais odiosos à vista de Deus do que outros (I João 19:11. "Aquele que me entregou a ti maior pecado tem". I João 5:16. "Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte") 


67. Pergunta. O que cada pecado merece?

Resposta. Cada pecado merece a ira e maldição de Deus, tanto nesta quanto na vida porvir (Efésios 5:6. "Ninguém vos engane com palavra vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência". Salmo 11:6. "Sobre os ímpios fará chover laços, fogo, enxofre, e vento tempestuoso; isto será a porção do seu copo”) 


68. Pergunta. Como podemos escapar da ira e maldição de Deus, merecidas por nós, por causa dos nossos pecados?

Resposta. Para escaparmos da ira e maldição de Deus, merecidas por nós, por causa do pecado, temos que: Crer no Senhor Jesus Cristo (João 3:16. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna") confiando só em Seu sangue e justiça. Esta fé é acompanhada pelo arrependimento da vida passada pecaminosa (Atos 20:21. "Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo") E leva à santidade na vida cristã futura.


69. Pergunta. O que é fé em Jesus Cristo?

Resposta. Fé em Jesus Cristo é a graça de Deus (Hebreus 10:39. "Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para conservação da alma"), pela qual: Recebemos (João 1:12. "Mas, a todos quantos receberam, deulhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome) E descansamos só nEle para a salvação (Filipenses 3:9. "E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé") Como Ele anunciou no Evangelho (Isaías 33:22. "Porque o Senhor é o nosso Juiz; o Senhor é o nosso legislador; o Senhor é o nosso rei, ele nos salvará")


70. Pergunta. O que é arrependimento para a vida?

Resposta. Arrependimento para a vida é a graça de Deus (Atos 11:18. "Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida"), por meio da qual: Um pecador, sentindo os próprios pecados (Atos 2:37. "E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos"? ) E entendendo e recebendo a misericórdia de Deus em Cristo (Joel 2:13. "E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal") Com tristeza e ódio deixa os seus pecados e volta-se para Deus (Jeremias 31:18-19. "Converte-me, e converter-me-ei, porque és o Senhor meu Deus. Na verdade que, depois que me converti, tive arrependimento; e depois que fui instruído, bati na minha coxa; fiquei confuso, e também me envergonhei; porque suportei o opróbrio da minha mocidade") Com o firme propósito de se esforçar para obedecer ao seu Senhor (Salmo 119:59. "Considerei os meus caminhos, e voltei os meus pés para os teus testemunhos")


71. Pergunta. Quais são os meios exteriores pelos quais o Espírito Santo nos comunica os benefícios da redenção?

Resposta. Os meios exteriores e comuns pelos quais o Espírito Santo nos comunica os benefícios da redenção de Cristo são: A Palavra, através da qual as almas são geradas (regeneradas) para uma vida espiritual; o Batismo, a Ceia do Senhor, a Oração e a Meditação, pelos quais todos os crentes são posteriormente edificados na mais santa fé (Atos 2:41-42. "De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra. E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações". Tiago 1:18. "Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade") 


72. Pergunta. Como a Palavra se torna eficaz para a salvação?

Resposta. O Espírito de Deus faz a leitura, mas especialmente a pregação da Palavra, meios eficazes de: Convencer e converter os pecadores (Salmo 19:7. "A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices") E de edificá-los em santidade (I Tessalonicenses 1:6. "E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo") Pela fé para a salvação (Romanos 1:16. "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que nele crê")

 

73.Pergunta. Como a Palavra deve ser lida e ouvida para que se torne eficaz para a salvação?

Resposta. Para que a Palavra se torne eficaz para a salvação, devemos ouvi-la com: Diligência (Provérbios 8:34. "Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada"), Preparação (I Pedro 2:1-2. "Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo".) Oração (Salmo 119:18. "Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei.) Recebendo-a com fé (Hebreus 4:2. "Mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram") E amor (II Tessalonicenses 2:10. "Não receberam o amor da verdade para se salvarem") Gravando-a no coração (Salmo 119:11. "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti"), E praticando-a na vida (Tiago 1:25. "Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito". 


74. Pergunta. Como o Batismo e a Ceia do Senhor se tornam úteis espiritualmente?

Resposta. O Batismo e a Ceia do Senhor se tornam úteis espiritualmente, não por causa de nenhuma virtude em si mesmos, nem em quem os administra (I Coríntios 3:7. "Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento". I Pedro 3:21. "Que também, como uma verdadeira figura, agora nos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo"), mas: Só pela bênção de Cristo (I Coríntios 3:6. "Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento") E obra do Espírito naqueles que os recebem pela fé (I Coríntios 12:13. "Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebidos de um Espírito".) 


75. Pergunta. O que é o Batismo?

Resposta. O Batismo é: Uma ordenança do Novo Testamento, instituído por Jesus Cristo (Mateus 28:19 "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo"), Para ser à pessoa batizada o símbolo de sua comunhão com Ele em sua morte, sepultamento e ressurreição (Romanos 6:3. "Ou não sabeis que todos quantos foram batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte"? Colossenses 2:12. "Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes"), De ser enxertado nEle (Gálatas 3:27. "Porque todos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo". ), Da remissão dos pecados (Marcos 1:4. "Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados". Atos 22:16. "E agora porque te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor".) E de sua entrega a Deus através de Jesus Cristo, para viver e andar em novidade de vida (Romanos 6:4-5. "De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição".


76. Pergunta. Quem pode ser batizado?

Resposta. Todos aqueles que: Realmente professam arrependimento. (Atos 2:38. "E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado") para com Deus e fé em nosso Senhor Jesus Cristo e nenhum outro. Mateus 3:6. "E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados". Marcos 16:16. "Quem crer e for batizado será salvo". Atos 8:12, 36-37. "Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres. Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração". Atos 10:47-48. "Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes? E mandou que fossem batizados em nome do Senhor”) 


77. Pergunta. Os filhinhos dos que se professam crentes devam ser batizados?

Resposta. Os filhinhos de tais crentes professos não devem ser batizados por que: Não há ordem nem exemplo nas Santas Escrituras para que sejam batizados (Êxodo 23:13. "E em tudo o que vos tenho dito, guardai-vos". Provérbios 30:6. "Nada acrescentais às palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso") 


78. Pergunta. Como é o batismo administrado de modo correto?

Resposta. O batismo administrado de modo correto é: Pela imersão, isto é: o mergulho de todo o corpo da pessoa na água (Mateus 3:16. "E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água". João 3:23. "Ora, João batizava também em Enom, junto a Salim, porque havia ali muitas águas; e vinham ali, e eram batizados"), Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, de acordo com a instituição de Cristo e a prática dos apóstolos (Mateus 28:19-20. "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém") E não pela aspersão ou derramamento de água, ou mergulho de uma parte do corpo, segundo a tradição dos homens (João 4:1-2. "E quando o Senhor entendeu que os fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e batizava mais discípulos do que João (ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos)". Atos 8:38- 39. "E desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco. E o batizou. E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe") 


79. Pergunta. Qual é a obrigação daqueles que são corretamente batizados?

Resposta. É obrigação daqueles corretamente batizados: O se darem a uma igreja local, organizada e verdadeira de Jesus Cristo em particular (Atos 2:47. "E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar". Atos 9:26. "E, quando Saulo chegou a Jerusalém, procurava ajuntar-se aos discípulos". I Pedro 2:5. "Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo"), Para que possam andar irrepreensíveis em todos os mandamentos e ordenanças do Senhor (Lucas 1:6. "E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor".) 


80. Pergunta. O que é a Ceia do Senhor?

Resposta. A Ceia do Senhor é: Uma ordenança do Novo Testamento, instituída por Jesus Cristo; pela qual dando e recebendo pão e vinho, de acordo com a ordem do Senhor, Sua morte é mostrada (I Coríntios 11:23-26. "Porque recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.”) E os recebedores são, não de forma carnal nem corpórea, mas pela fé, feitos participantes de Seu corpo e sangue, com todos os Seus benefícios, ao alimento espiritual e crescimento em graça.(I Coríntios 10:26. "Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo"?) 


81. Pergunta. O que se requer para se receber dignamente a Ceia do Senhor?

Resposta. Requer-se daqueles que desejam participar dignamente da Ceia do Senhor, que: Se examinem para saber se discernirem o corpo do Senhor certamente (I Coríntios 11:28-29. "Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor"), A sua fé (II Coríntios 13:5. "Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé"), Arrependimento (I Coríntios 11:31. "Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados") Amor ( I Coríntios 11:18-20. "Quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões. Quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor") Obediência (I Coríntios 5:8. "Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade") A fim de que participando indignamente comam e bebam condenação para si (I Coríntios 11:27-29. "Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor") 


82. Pergunta. O que significam as palavras: "Até que venha", usadas pelo apóstolo Paulo em referência à Ceia do Senhor?

Resposta. Elas ensinam claramente que: Nosso Senhor Jesus Cristo virá outra vez; o que é a alegria e esperança de todos os crentes (Atos 1:11. "Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir". I Tessalonicenses 4:16. "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro". Atos 17:11. "Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim"


Sola Scriptura


Fonte:Um_Catecismo_Puritano_Com_Provas-Spurgeon.pdf (spurgeonline.com.br)


Um comentário:

Artigos Mais Lidos